O Que é um Advogado?

Nessa pequena exposição você poderá entender facilmente como se desenvolve uma carreira jurídica.
1 - O que te move a fazer a Faculdade de Direito
Ganhar Dinheiro
Ter Estabilidade
Ter uma faculdade Abrangente para concursos públicos
Advogar
Mudar o Mundo
Sua Honra? Provar que você consegue
Hobbie
2 - Duração da Faculdade - 5 anos, com a realização de um estágio obrigatório, nos últimos dois anos, em prática forense e apresentação obrigatória de uma monografia para a conclusão do curso.

Conteúdo - O curso de Direito exige muita leitura e desenvolvimento da capacidade de análise e de associação de ideias, além de exercícios de memória. O currículo inclui Direito Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Comercial, Tributário, Trabalhista, Administrativo, Constitucional, Internacional, Ambiental e do Consumidor, além de aulas práticas nas quais o aluno passa a ter contato direto com as instituições do poder judiciário. Titulação - Bacharel em Direito

3 - Concurso Público
Juiz
Procurador - Advogado
AGU
Promotor de Justiça
Delegado
Defensor Público
Advogados de Empresas de Economia Mista
Petrobrás
CEF
BB
BNDES

4 - Advocacia: Vai representar e defender o cliente e seus interesses em qualquer instância, juízo ou tribunal, administrativamente ou judicialmente, Também pode prestar o serviço de assessoria ou consultoria jurídica a empresas públicas ou privadas.
Aprovação no Exame da OAB - Requisito básico
Regulamentação - Para advogados, -Lei 8906 de 04/07/1994 - (Revogou a Lei 4215/63); para delegados, Lei Orgânica da Polícia Civil de cada Estado.
Para as carreiras do Ministério Público, Lei Orgânica do Ministério Público Federal e de cada Estado. Para a Magistratura, Lei Complementar Federal nº 35 de 14/03/1979 e leis de organização judiciária de cada Estado. Para exercer a profissão, o advogado deve ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fazendo o exame da Ordem dos Advogados.
O delegado deve ser aprovado em um concurso público, passando a fazer um curso na Academia de Polícia. Segundo a Constituição, o candidato à magistratura deve fazer um curso preparatório para o concurso público nas escolas de Magistratura estaduais.

Advogar
Como empregado em escritório
Audiencista
Associado
Advogado Autônomo
Montar Seu Escritório
Advogado Correspondente
Áreas de Atuação

Direito Administrativo

– Aplica normas e legislações específicas que regulam as atividades do poder público, empresas estatais, autarquias e fundações públicas na relação com empresas privadas e com cidadãos.

Direito Civil
Direito Ambiental

- Trabalha em ONGs e empresas públicas ou privadas, atuando em questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, visando a preservação deste.

Direito Comercial

– Atua na intermediação das relações jurídicas que se referem ao comércio, participando da abertura, funcionamento e encerramento das empresas.

Direito do Consumidor

- Atua no campo das relações jurídicas que envolvam qualquer relação de consumo, visando preservar os direitos dos consumidores em face das empresas que fornecem bens e serviços.

Direito de Propriedade Intelectual

- Atua na área de direitos autorais, protegendo os autores da falsificação, plágio e roubo de suas obras.

Direito Trabalhista ou Previdenciário

– Representação de pessoas físicas ou jurídicas em disputas referentes à relação entre empregado e empregador em causas ligadas ao contrato de trabalho, previdência social e ações sindicais.

Direito Tributário

– Aplicação das normas que regulam a arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e fiscais.

Direito Penal ou Criminal

– Preparação e apresentação de defesa ou acusação em juízo em ações que envolvam crime ou contravenção contra pessoa física ou jurídica. O advogado é responsável pela defesa, podendo atuar como assistente na acusação.

Direito Internacional
Direito do Entretenimento

Comments are closed.